Brownies de Natal com Chocolate Branco e Amoras

Ontem fui na casa de uma amiga que estava comemorando seu final de graduação e quis levar-lhe algo. Ela não é muito de doces, mas estes brownies com framboesas da Akemi me pareceram algo mais azedinho e amargo para quem não é chegado no açúcar. Eu tinha certeza que tinha framboesas no freezer, mas na verdade eu só tinha amoras e mirtilos, então tive que ir de amora mesmo. Sugiro, no entanto, que use framboesas, pois apesar do sabor combinar com o chocolate, as sementinhas da amora podem incomodar. Pena que deixei o brownie passar do ponto e ele ressecou um pouco, então tenha cuidado com o tempo de forno. Uma lição que aprendi na época em que vendia brownies e que nesta ocasião acabei relaxando.

Ingredientes:
250 g de manteiga sem sal, cortada em pedaços
250 g de chocolate amargo, cortado em pedaços (usei meio-amargo)
1/4 de xícara de cacau em pó (adicionei porque o chocolate tinha pouco cacau)
3 ovos grandes
1 xícara (chá) de açúcar mascavo, medido apertado (usei metade açúcar mascavo, metade açúcar cristal)
1 xícara (chá) de farinha de trigo, peneirada
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de framboesas congeladas (usei amoras congeladas)
1/2 xícara de chocolate branco picado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (não usei)

Preaqueça o forno em 170°. Unte e forre com papel manteiga uma assadeira de 27x17cm. Deixe o papel sobrar um pouco para facilitar quando for retirar o brownie.
Derreta a manteiga e o chocolate juntos em banho-maria ou no microondas numa temperatura média-alta por 2 a 3 minutos, observando a cada minuto e misturando, até que fique homogêneo (aqui adicionei o cacau e misturei bem). Deixe esfriando por 5 minutos.

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até que fique um creme pálido. Junte o chocolate derretido, misture bem e incorpore a farinha de trigo e o fermento. Nesta etapa, a Akemi fez diferente e eu fiz mais ou menos como ela: misturei o açúcar e os ovos com um fouet, apenas para misturar um pouco. Juntei o chocolate, bati mais um pouco e depois incorporei a farinha de trigo e o fermento. A diferença entre as duas formas de preparo é que a primeira vai garantir uma casquinha mais grossa e crocante ao brownie, mas se você quiser uma maneira mais prática com resultado semelhante, pode dispensar a batedeira.

Despeje a metade da massa na assadeira preparada. Distribua as framboesas e o chocolate branco. Cubra com a outra parte da massa e leve para assar por 25 a 35 minutos, até que ele fique firme ao toque. O meu passou do ponto (deixei 35 minutos, mas meu forno é muito forte), então fique atento ao tempo de forno. Deixe esfriar completamente antes de cortar. A receita sugere levar para a geladeira para firmar depois de fria, mas eu não gosto de brownie na geladeira. No entanto, como esse brownie no ponto certo fica bem cremoso, talvez seja interessante deixar mesmo. Polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir ou embalar em celofane.

Fonte: Pecado da Gula e Taste.

Anúncios

14 comentários sobre “Brownies de Natal com Chocolate Branco e Amoras

  1. Luna, conheci seu site há pouco tempo, mas adorei de imediato. Suas receitas são fabulosas e as fotos excelentes. Me inspiraram e já vi receitas que com certeza farei. Como esses brownies que já havia visto no Pecado da Gula, ficaram deliciosos. Parabéns.
    Um beijinho.

  2. Luna, vira e mexe me acontece isso, de jurar que tem uma coisa na despensa/geladeira e cadê??? rsss Ontem mesmo fui fazer um peixe empanado no gergelim e fui direto no pote onde costumo guardar e… sumiu! 😀
    Talvez com o azedinho dos morangos tbm dê certo, mas foi bom vc avisar que com amoras não funciona muito bem. E olhando a foto nem parece que passou do ponto, para mim estão perfeitos!
    Sabe que só ontem vi que eu tenho uma tag aqui! Puxa, fiquei muito lisonjeada! Obrigada! 🙂
    Bjss e uma linda semana!

    • Nem me fale, Akemi! Quando vi sua receita eu pensei: tenho que fazer pra usar minhas framboesas! Já estava tudo separado quando percebi que não tinha mais! rs
      Você tem uma tag sim por aqui, afinal eu vivo fazendo suas receitas, hehehehe.
      Beijão e obrigada pela receita, querida!

  3. Luna, que demais essa receita!!!!!!!não bastasse o brownie ainda tinha de ter chocolate branco e amoras,assim não dá…….quero tudo……..parabéns pela receita!!!!! bjs gina

  4. Este brownie ficou fabuloso, mas framboesas e amoras por aqui são difíceis e qdo aparecem são um abuso de caras…eu só as tenho secas, será que tbm fica bom?!
    Bj…

    • Cristina, onde você mora tem Pão de Açúcar? Porque eles agora vendem aquelas congeladas por um preço até razoável. Se você quiser usar as secas, dá certo também, é só colocá-las de molho em algum líquido antes de usar: algum suco ou licor, por exemplo. Deixa pelo menos uns 15 minutos, escorre e usa. ;D Beijo!

      • Olá Luna, por aqui não temos a rede Pão de Açúcar infelizmente…tentarei com as secas, deixando de molho como vc sugeriu! Obrigada!!
        bj…

      • Que pena, Cristina, mas com as secas deve ficar bom também! Fiquei aqui imaginando que poderia dar certo com uvas sem sementes! Beijo!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s