Waffle Integral com Cobertura de Maçã Caramelizada

Ultimamente estou numa fase em que tudo que compro tenho que fazer valer. Afinal, livros são para ler, filmes são para assistir, roupas são para usar, maquiagem é para enfeitar o rosto, e não a penteadeira. Nada de produtos encostados: se comprou, tem que usar! Essa atitude me faz pensar melhor antes de consumir sem necessidade e até melhora os hábitos do cotidiano, pois estimula a organização.
Nesse espírito, eu procuro sempre usar os utensílios de cozinha que tendem a ficar guardados, como é o caso da máquina de waffle. Vou procurar testar mais receitas para utilizá-la, inclusive.
Para começar, uma receita antiga que tenho e nunca havia testado. Ela é indicada para quem tem máquina para waffles mais baixinhos, assim ficam mais crocantes. Mesmo assim, tentei com a minha, que é para waffles maiores, e ficaram bons. Esse waffle tem predominância salgada, mas combina bem com qualquer tipo de cobertura. Ficou ótimo com manteiga, como se fosse um pãozinho, e também ficou ótimo com essa cobertura de maçãs. Aliás, a cobertura roubou a cena e é uma ótima sugestão para panquecas também.

Waffles Salgados Integrais (com fermento biológico)
Ingredientes:
1/2 xícara de água morna
10 g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 xícaras de leite morno
1/4 de xícara de óleo ou manteiga derretida (usei óleo de girassol)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de mel
1 xícara de farinha de trigo integral fina*
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
2 ovos ligeiramente batidos

Numa vasilha grande, misture a água e o fermento. Deixe descansar por 10 minutos em lugar protegido. Junte o leite, a manteiga ou óleo, o sal e o mel. Acrescente a farinha de trigo e os ovos e misture bem (a mistura é mole – no entanto eu acrescentei um pouquinho mais de trigo porque minha máquina faz waffles grandes). Deixe crescer em lugar protegido de correntes de ar por uns 15 a 20 minutos (a textura fica mais grossa). Cozinhe num aparelho de waffles quente, untado com óleo. Sirva com a cobertura de sua preferência.

*Na receita original é usada apenas farinha de trigo integral (2 xícaras). Ajuste conforme seu gosto.

Cobertura de Maçã Caramelizada
Ingredientes:
3 maçãs cortadas em cubinhos (ou pêras ou outra fruta de sua preferência)
1/2 xícara de mel ou glucose de milho (Karo)
1 colher (chá) de manteiga
1 pitada de canela em pó

Misture todos os ingredientes numa panela pequena e aqueça, mexendo de vez em quando, até que a mistura reduza e caramelize levemente, formando uma calda dourada em volta das maçãs. Sirva morna sobre panquecas ou waffles. Você pode preparar com antecedência e manter na geladeira por alguns dias, aquecendo na hora de servir.

Fonte: Recorte antigo de revista sem referência.

8 comentários sobre “Waffle Integral com Cobertura de Maçã Caramelizada

  1. Uma boa atitude que tbm preciso tomar na minha vida, Luna! Ontem mesmo topei por acaso com minha máquina de waffles que comprei como se o mundo fosse acabar se não a trouxesse para casa! rss Usei o quê? 2 vezes??? 😀
    Seus waffles vieram em boa hora porque estou numa fase de ingredientes integrais! Farei na primeira oportunidade!
    Bjss

    • Akemi, nem sempre a gente consegue, mas estou determinada a fazer disso um hábito mesmo! Estou pesquisando novas receitas para não deixar a máquina encostada! Beijinho!

  2. ultimamente eu estou amando os produtos integrais, além d emuito mais suadável né…e maça caramelizada é divina…linda sobremesa e uma delicia pro verão..só faltou a bola de sorvete..rs…
    abração
    camilla

  3. Adoro frutas caramelizadas e com canela ficam irresistíveis; não tenho uma máquina de waffles e já estive na fissura de comprar, mas me contive! tenho uma de tortinhas que demorei 2 anos para estrear…não é um absurdo!! mas tenho tentado usá-la sempre que possível…tô melhorando!!rs…
    Bj e um lindo Natal para vc e os seus!!

    • Cristina, eu também tenho um máquina de tortinhas e só usei uma vez. Isso porque acho mais prático fazer tortas no forno mesmo, acho que tem um resultado melhor. Mas tenho pensado em dá-la pra alguém, pra que não fique aqui sem ser usada. Beijinho!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

