Bolo de Chocolate com Doce de Leite


Mais um bolo de chocolate? Calma, é só mais um bolo considerado o melhor bolo de chocolate. Não sei se é o melhor, afinal isso tudo é muito subjetivo, mas que é maravilhoso, não tenho dúvida. Este foi um presente para minha irmã que fez aniversário e que é louca por bolos. Para agradá-la, e para não ficar só no amargo do chocolate, fiz uma camada de doce de leite no meio, como uma surpresa boa.

Ingredientes:
Massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
60 g de chocolate meio amargo (usei 41% de cacau)
1/4 de xícara de cacau em pó
90 ml de água
1/2 xícara de óleo de canola ou de girassol
1 ovo grande
1 xícara de açúcar cristal (originalmente 1/2 xícara de açúcar refinado + 1/2 xícara de açúcar mascavo)
1/2 xícara de creme de leite

Ganache para recheio e cobertura:
250 g de chocolate meio amargo (usei 41% de cacau)
150 ml de creme de leite
50 g de manteiga sem sal derretida
1/4 xícara de glicose de milho (usei 2 colheres (sopa) de mel Karo, poderia ser mel de abelha)

Sugestão para uma das camadas de recheio:
Doce de leite a gosto (usei o Havanna)

Preaqueça o forno a 180°. Unte uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com manteiga. Forre o fundo com papel manteiga e unte o papel por cima também.
Para a massa, misture a farinha de trigo, o sal, o fermento e o bicarbonato numa tigela e reserve. Numa panela pequena, ferva a água e desligue o fogo. Acrescente o cacau em pó e o chocolate picado. Misture até que fique derretido. Reserve. Em outra tigela, bata o ovo com um fouet e junte o açúcar. Misture bem e acrescente o óleo e o creme de leite. Adicione a mistura de chocolate e por último a mistura de farinha, adicionando aos poucos e misturando delicadamente. Despeje esta mistura sobre a forma preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito. Deixe esfriar antes de desenformar. Corte em 3 partes, obtendo 3 discos que serão recheados e cobertos com a ganache.
Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Adicione o creme de leite e misture bem, para que fique liso. Acrescente a manteiga e a glicose e misture até ficar homogêneo.
Para montar, recheie a primeira camada do bolo com a ganache, a segunda com o doce de leite, e cubra todo o bolo com o restante da ganache.

Fonte: Chocolatria e Ricardo Cuisine.

Anúncios

19 comentários sobre “Bolo de Chocolate com Doce de Leite

  1. Olha, Luna, eu sou da opinião de que nunca há receitas demais de bolo de chocolate. Esta aqui, por sinal, já entrou na minha listinha de ‘preciso provar’.

    Beijos!

    • Que bom que você gostou, Letícia! Esse ficou bom, mas adorei também aquele fudge que você postou e fiz recentemente. Delicioso e fácil de fazer! Beijo!

  2. Luna, amei! Esse bolo de chocolate (eu sou louca por chocolate) deve ser uma maravilha. Vou ter de experimentar numa ocasião bem especial 🙂
    Um beijinho.

    • Claudia, não se preocupe, o corte é muito fácil: ponha a palma da sua mão sobre o bolo e vá cortando com uma faca de serra apenas nas laterais, rodando o bolo. Quando tiver cortado, vá afundando mais o corte para o centro. Se ficar torto, não tem problema, geralmente o bolo forma um domo, você corta o topo do domo para usar esse pedaço para consertar quaisquer imperfeições. Beijo!

  3. LUNA , gosto muito de suas receitas,são muito bem explicadas e você coloca o tamanho da fôrma à ser usada, que facilita para quem vai fazer,eu acho ótimo.
    A maioria das pessoas não colocam o tamanho e fico sempre na duvida .
    Parabéns. beijos.

    • Marina, obrigada, querida! O tamanho da forma é uma informação importantíssima, afinal o tempo de forno depende dessa informação. De qualquer forma, se em alguma receita eu esquecer, é só me perguntar, ok? Beijinho!

  4. Boa tarde Luna!
    Fiz este bolo neste final de semana, para o niver da minha mãe, fez sucesso!
    Gostaria de paranebiliza-la pelo lindo blog, pelas fotos de dar agua na boca, pelas receitas bem explicadas. Mas como sou acompanhanho seu blog semanalmente, gostaria de fazer uma sugestão: ultimamente não estou com muita sorte quando faço meus bolos, eles crescem muito e depois ficam baixinhos (o bolo acima tbm não cresceu muito), outras vezes nem crescem, gostaria que você nos passasse dicas de bolos, que tal?! Apenas uma sugestão!
    Obrigada por tantas receitinhas deliciosas, já fiz algumas do seu blog!

    • Oi, Janaine, tudo bem? Fiquei muito feliz de você ter vindo aqui me contar que fez o bolo e que deu tudo certo! Muito obrigada por seu carinho e gentileza! Achei sua sugestão ótima, já está anotada aqui para um post em breve, ok? Beijos!!! 🙂

      • Olá! Comigo está tudo ótimo.
        Agradeço seu retorno e carinho com todas nós que acompanhamos o blog! Beijos!

  5. Oi luna boa tarde! Estava procurando na net uma receita de bolo de chocolate diferente das demais que sempre encontro, e pra surpresa me deparei com o seu blog com essa receita e a foto do bolo realmente foi amor a primeira vista! Rsrsrs como sou chocolatra disse vou fazer agora! E fiz! Menina e que num é o bolo mais delicioso que já comi na vida está de parabéns! ! Agora está no forno pela segunda vez! Vamos nos deliciar novamente! Obrigada! E continue com essas receitas espetacular! Bjos!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s