Livros: A Itália de Jamie – Jamie Oliver

Na época em que este livro estava em seu auge aqui no Brasil, acredito que entre 2007 e 2008, eu não o comprei, mas fiquei com ele na cabeça por inúmeros elogios que aqui e ali eu ouvia. Quando uma livraria na cidade fechou as portas, fazendo antes uma grande promoção de livros, este foi um dos que escolhi para levar para casa.

Ele tem um estilo de edição parecido com alguns outros do mesmo autor, com fotos incríveis do David Loftus e um texto de entrada em cada receita, bem informal. A divisão do livro praticamente obedece ao serviço de um banquete italiano, começando pelos antepastos e terminando nas sobremesas, mas antes com uma introdução sobre o que seria essa “Itália de Jamie”, ou seja, a experiência gastronômica e cultural do autor no país.

E o legal do livro é exatamente este relato pessoal, como se fosse um diário de viagem de tudo que ele encontrou por lá: lugares, pessoas, ingredientes. Não se trata de um livro de receitas italiano autêntico, é claro, mas como ele próprio deixa marcado no título do livro, é a maneira como ele experimenta a Itália, assim como cada um de nós pode conhecer um pouco de um lugar através de sua comida. Até porque, e isso é um assunto constante no livro, cada família italiana tem um jeito muito próprio de fazer as coisas.

O ponto forte de A Itália de Jamie é a conversa do autor com o leitor, já característica do Jamie Oliver, tanto em seus livros como em seus programas de TV, lembrando muitas vezes um texto de blog. De ponto fraco eu apontaria apenas algumas escolhas da diagramação (dispensaria algumas páginas pretas com texto em fonte branca) e da tradução (o tradutor chega até a debochar de uma dica do Jamie Oliver), além disso, achei muito estranho não ter receitas de pães, mas no geral o livro é muito bonito e estou com várias receitas marcadas para fazer. Semana passada eu preparei uma, que já se tornou preferida e que amanhã postarei aqui.

Imagem: foto de divulgação do livro.

6 comentários sobre “Livros: A Itália de Jamie – Jamie Oliver

  1. Pra mim, parece ser grave o tradutor debochar de uma dica do autor. Ou o tal tradutor é alguém famoso e versado no tema?

    • Pois é, Molanda, eu até procurei pesquisar alguma coisa sobre o tradutor, se ele é entendido no assunto, mas só vi que ele traduziu vários livros de gastronomia, o que não quer dizer muita coisa. No livro o Jamie ensina como acender o fogo para um churrasco, e é claro que ele está ensinando ao iniciante, e o tradutor colocou uma nota dizendo que os churrasqueiros de final de semana já possuem maneiras melhores de fazer, o que eu achei óbvio e dispensável, não é mesmo?

  2. Luna, que linda está sua nova cozinha, tão bem organizada.Só hoje tive oportunidade de passear por aqui com calma.
    Sabe que eu assisti tanto tanto os programas de TV do Jamie, que no momento de escolher livros acabo sempre deixando os dele pra depois…mas quando me deparo com uma linda receita feita por ele me lembro que realmente devo comprar!!!
    Bjs

    • Nereime, quanto tempo menina! É verdade, é tanta reprise dele na TV, não é mesmo? E às vezes os programas são mais legais mesmo, mas esse livro eu acho uma exceção pois não gostei do programa dele na Itália, não gosto quando é muito focado na vida dele. Aparece mais! Beijos!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

