[Bubble Tea] Chá Gelado de Tapioca com Leite de Coco

Eu sempre fui muito curiosa em experimentar o Bubble Tea, que é uma bebida gelada à base de chá, de origem asiática, em que no fundo são depositadas bolinhas gigantes de tapioca, o que lhe dá uma consistência muito diferente. Como eu não iria encontrar as tapioca pearls por aqui, resolvi usar sagu para substituir e acho que, mesmo não tendo provado a bebida original, o resultado ficou legal.
Eu quis começar com o que achei que era mais básico e clássico, que seria a simples mistura de chá e leite. No entanto, usei leite de coco porque desconfiei que o sabor ficasse mais interessante, mas já fiquei imaginando outras possibilidades, inclusive sem chá. Afinal, a intenção era apenas resolver essa curiosidade, porque acredito que essas pérolas de tapioca fazem qualquer bebida gelada ficar mais divertida.

Ingredientes (2 porções):
1 ou 2 saquinhos de chá preto (vai depender se quer mais forte ou mais fraco)
1 xícara de água para o chá
1/4 a 1/2 xícara de sagu (bolinhas de tapioca)
1/2 xícara de leite de coco gelado (ou 1 xícara de leite)
Açúcar ou outro adoçante a gosto
Pedras de gelo a gosto

Leve a água para ferver e prepare o chá. Adoce a gosto (se quiser, pode deixá-lo um pouco mais doce para que não tenha que adoçar mais). Deixe esfriar um pouco e reserve no freezer. Ferva uma boa quantidade de água numa panela pequena e acrescente as bolinhas de sagu. Deixe que cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, ou até que as bolinhas fiquem translúcidas (algumas podem ficar branquinhas por dentro, não tem problema).

Escorra e em seguida enxágue, para que as bolinhas soltem um pouco. Despeje-as nos copos, deixando uma camada grossa. Coloque o leite de coco numa xícara e complete com água gelada. Na coqueteleira, ou num recipiente com tampa, misture a xícara de chá pronto com a xícara de leite de coco (ou a xícara de leite) e algumas pedras de gelo. Tampe e sacuda bem, até espumar um pouco. Prove e, se necessário, adoce, batendo mais um pouco. Despeje sobre os copos com tapioca e sirva com um canudo bem largo, para que as bolinhas possam passar (você pode conseguir esse tipo de canudo em qualquer grande lanchonete que venda milkshakes).

*Essa é uma receita base, e o sabor fica bem suave. Use sucos de frutas, outros tipos de chá ou outras bebidas de seu gosto. Caso queira testar a receita, teste antes a bebida sem a tapioca, até encontrar a sua mistura ideal.

Fonte: Vídeo em Chinese Food: How to Make Cold Bubble Tea.

Anúncios

17 comentários sobre “[Bubble Tea] Chá Gelado de Tapioca com Leite de Coco

  1. Achei super origina! Não conhecia e imagino que seja uma delícia esta adição da tapioca. Aqui encontra uma que cozinha rápido.
    Obrigada por me avisar sobre a propaganda no blog. Escaniei o PC e não acusou nenhum vírus. Espero que tenha normalizado. Isto acontece comigo tb, as vezes, quando entro em algum blog para visitar.
    Boa semana 🙂

    • Claudia, eu pensei que fosse comum aí nos EUA, alguns amigos meus que moraram aí adoram essa bebida! Quanto à propaganda, comigo só aconteceu com o seu blog. Acho que pode ter a ver com algum plug-in que você usa no blog, não deve ser nada no seu computador, mas sim no seu template. Não deve ser nada sério, mas mesmo assim quis avisar. Beijinho! ;D

    • Obrigada, Ginja! Eu achei que fosse mais conhecida, mas pelo visto não é todo mundo que já ouviu falar. Beijinho!!!

  2. Luna, que receita diferente!!!!, não conhecia esse tipo de bebida, deve ter ficado uma delicia!!! como curiosa, e fã de chá também vou experimentar. bjs

    • Gina, não usei as bolinhas próprias da bebida mas achei que o sagu quebrou o maior galho, se você fizer, me diz o que achou! Beijo!

  3. Luna,
    Achei muito interessante essa bebida e fiquei interessada em provar!
    Acabei de descobrir uma xará por aqui…rs!
    Olhe, seu feed está normalizado, agora estou recebendo as atualizações.
    Boa semana!

    • Gina, você viu só sua xará? rs Obrigada, querida, por ter me avisado, ainda bem que tudo está funcionando! Beijos!!!

    • Kátia, acho que é diferente, na embalagem vem escrito “sagu” mesmo, as bolinhas são bem redondinhas, já na farinha de tapioca elas são mais disformes, pelo menos a farinha de tapioca que eu conheço. Beijo!

  4. Eu faço em casa e fica divino!
    Vc pode acha as perolas sim, na Liberdade por exemplo vendem e aí fica igualzinho =))
    Beijos

  5. Oi Luna!

    Já tem Bubble Tea no Brasil!!!
    Fica em Belo Horizonte, no shopping Pátio Savassi, mas estamos com planos de abrir em todo o Brasil, inclusive Fortaleza!!!
    Você não perde por esperar!!! Temos muitos sabores e combinações! É uma delícia!!!

    Se quiser saber um pouco mais, entre na nossa página!
    http://www.isbubbletea.com

    Te esperamos!!!! =)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s