Tomates Assados no Vinagre Balsâmico

Preparo esses tomates constantemente, quase toda semana. Guardo em um recipiente com um pouco de azeite de oliva e duram bastante na geladeira, assim eu posso usá-los em massas, tortas, saladas, risotos e o que mais aparecer. Com esses tomates eu preparei essa torta e essa salada, por exemplo.
Uma versão dessa receita já foi publicada aqui, mas eu costumava fazer de maneira diferente, então resolvi atualizá-la para quem sempre me pergunta como faço. Não costumo usar alho no preparo porque gosto que eles fiquem mais versáteis, para que combinem com tudo, mas se quiser você pode acrescentar ou seguir o preparo de tomates confit da Dani ou do Vitor. A Patricia também recentemente publicou um espaguete com tomates assados que parece incrível. Minha versão é um pouco mais doce, levemente caramelizada, e minha maneira preferida de saboreá-los é numa bruschetta com bastante parmesão.

Ingredientes*:
1 caixinha de tomates-cereja vermelhos
1 caixinha de tomates-cereja amarelos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3-4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Ervas a gosto, secas ou frescas (costumo usar manjericão e manjerona)
Azeite de oliva extra-virgem

*As quantidades são apenas aproximadas, use a quantidade de tomates que você preferir e tempere a seu gosto. Você pode usar bem menos açúcar, por exemplo, ou usar outro tipo de vinagre.

Preaqueça o forno em 180°. Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e arrume-os numa assadeira, com o lado cortado pra cima. Se sua assadeira não for anti-aderente, forre-a antes com papel alumínio. Tempere os tomates com os demais ingredientes e leve para assar por cerca de 40 ou 50 minutos, até que fiquem macios e os sucos tenham evaporado, deixando apenas um molhinho escuro. Apague o fogo e deixem esfriar dentro do forno, para que sequem mais um pouco. Guarde num recipiente e cubra a superfície dos tomates com um pouco de azeite de oliva extra-virgem. Conserve em geladeira.

Anúncios

20 comentários sobre “Tomates Assados no Vinagre Balsâmico

  1. Que delícia as receitas e as dicas… vou fazer o tomate e temperar brusquetas, meu marido é fã… faço toda semana de noite e comemos com queijo roquefort e tomamos vinho! Fui longe no seu Blog e adorei! parabéns!
    Bjs e boas energias!
    CamomilaRosa

    Eu de novo…desculpe, eu disse Blog… mas é site, claro!
    Estou de olho…
    CamomilaRosa

    • Oi, CamomilaRosa! Obrigada pela gentileza! Espero que você goste dos tomatinhos assados! Com roquefort deve ficar delicioso! 😀
      Olha só, não se preocupe, o Quiche é um blog mesmo, viu? Fiquei muito feliz de você ter gostado! Beijão!

    • Totalmente, Pat! Essa receita é baseada naquela outra que você publicou, desde aquela época que venho fazendo e sempre que faço mudo uma coisa ou outra. Com queijo derretendo, uma delícia! 😀 Beijo!

  2. Esses tomatinhos devem ficar deliciosos, ainda mais ligeiramente adocicados…hummm!
    Tbm gostei do chutney de cebolas e a torta de frango me deu uma fome!!
    Impossível resistir, estou levando todas!!
    Bj…

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s