Livros: Mini Madeleines – Sandra Mahut

Comprei esse livro há bastante tempo, mas nunca havia tentado uma receita dele até essa semana. Confesso que o que me chamou mais atenção na hora da compra foram as forminhas que o acompanham, afinal é sempre difícil achar forminhas de madeleine, ainda mais em versão pequena.

O livro é dividido em duas partes: madeleines salgadas e doces, em que cada uma apresenta uma receita base, de onde todas as outras vão ser apenas versões. Cada página tem uma foto, de forma que todas as receitas fiquem bem ilustradas, mas achei estranho o fato de que todas as fotos mostram outras forminhas sendo usadas, e não as que fazem parte do kit. No final de cada parte há sugestões de molhos para acompanhar, bem como dicas de como servir os bolinhos. A introdução é breve e não oferece nenhuma informação técnica ou definição sobre as madeleines em si. As forminhas são boas, mas a marquinha de concha não é muito profunda.

Testei uma versão doce e outra salgada e, nas duas vezes, tive que fazer algumas alterações no preparo relativas a tempo de forno, temperatura e rendimento. Isso seria uma enorme desvantagem para algum iniciante, que poderia achar que fez algo errado. De qualquer forma, o resultado de sabor nas duas receitas me agradou bastante, então vou postá-las depois aqui no blog. É um livro legal para presentear ou usar como complemento, mas caso você já tenha suas forminhas e suas receitas preferidas de madeleine, ele não é essencial.

Anúncios

6 comentários sobre “Livros: Mini Madeleines – Sandra Mahut

  1. Uma ótima compra de qualquer forma, Lu! Essas forminhas para mini-madeleines são muito fofas… e, como você disse, difíceis de encontrar.
    Beijos e bom final de semana, amiga!

  2. Luna, achei bem bacana essa resenha sobre o livro. Aliás uma boa idéia para sabermos se algum livro vale a pena ou não para ser comprado! O formato das mini madeleines são muito fofas mas eu definitivamente não me adaptei com essas formas de silicone! rss Vou aguardar as receitas que vc testou, esses bolinhos são irresistíveis! Bjss e bom final de semana!

    • Akemi, o problema das forminhas de silicone é que elas deixam os bolinhos com um aspecto meio espelhado, brilhante, que eu também não gosto. Na verdade eu só uso silicone nas forminhas de madeleine, pois nunca fui atrás de comprar as de metal. Beijinhos, querida!!!

  3. Eu adoro livros de culinária e madeleines, por isso não resistiria 🙂 As forminhas são muito fofas. Vou aguardar as suas receitas.
    Um beijinho.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s