Pão de Forma Simples

Muita gente me pede receitas de pão que sejam bem simples de fazer. Eu não tenho nenhuma que seja mais simples que essa: não tem sova, o crescimento é relativamente rápido, você pode usar suas formas de bolo e o preparo é o mais prático possível. A textura dele é um pouco diferente, não é um pão para sanduíches, e sim para o café da manhã ou lanche, ótimo para fazer torradas. Como ele rende bastante, você pode cortar as fatias e congelar, assim vai ter pão por muito tempo em casa.

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de óleo
4 xícaras de água
1/2 xícara de açúcar
1 envelope (10 g) de fermento biológico instantâneo seco (se quiser um pouco mais fofinho, pode acrescentar mais 1 colher (chá) do mesmo fermento, eu não uso porque acho mais prático usar só um envelope)
1 colher (sopa) de sal
1 kg de farinha de trigo peneirada (da qual uma parte pode ser de farinha de trigo integral, dessa vez usei 1 xícara da integral)

Misture todos os ingredientes, menos a farinha de trigo, numa tigela grande, com a ajuda de um fouet, até que fique homogêneo. Aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo, misturando bem. Quando ficar mais pesada, troque o fouet por uma colher de pau ou espátula. A massa deverá ficar mole, grudenta, como se fosse um mingau bem grosso. Unte com um pouco de óleo 2 formas de buraco no meio de 24 cm, retirando o excesso com papel toalha. Distribua a massa nas duas formas, mas antes separe uma colherada da massa e despeje num copo d’água. Cubra as formas com um pano, em um local sem correntes de ar, e deixe descansar por 1 hora, ou até a colherada de massa do copo ir à tona. Leve para assar em forno preaquecido (180°) por cerca de 35 minutos, até que doure e passe no teste do palito.

Fonte: Adaptado de um recorte do meu caderno de receitas, sem referência.

14 comentários sobre “Pão de Forma Simples

    • Lica, esse pão tinha sido publicado no começo do blog, mas como eu já faço ele diferente hoje resolvi postar de novo, com outra foto. Ele é muito prático, não tem desculpa com esse pão, rs. Beijos!

  1. Gosto de pão, dê ele mais trabalho ou não. Há receitas práticas que nos ajudam muito nos dias em que o tempo não é muito. Esta parece muito boa 🙂

    • Eu também, Ameixinha! Essa é uma receita velha da minha mãe que me serve quando bate a preguiça. Não é tão gostoso como um pão com sova, mas é honesto. Beijinho!

  2. Esse fermento opcional para garantir crescimento, é fermento biológico ou misturo o quimico?Pão ótimo pra universitários como eu!

    • Oi, Karina, esse fermento é o mesmo fermento biológico, eu não uso essa colher extra porque eu teria que abrir outro envelope e acabaria desperdiçando, entende? Se você fizer o pão venha me contar depois, eu fiz muito esse pão quando era solteira e universitária também, rs. Beijinho!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

