Bolo Integral de Banana com Castanha e Chocolate

Todo mundo sabe que tudo que é fácil de gostar é também mais fácil de enjoar, mas existe o outro lado da moeda: aquelas coisas mais difíceis, com que temos que nos acostumar, podem se tornar até um vício, só é preciso ter paciência, pois elas geralmente valem o esforço. Comigo foi assim em relação a muitos alimentos, entre eles a farinha integral, quase como aquela pessoa com quem você não vai muito com a cara e de repente se torna sua melhor amiga.
Se quiser preparar esta receita com farinha refinada, não há problemas, mas eu garanto que a intenção aqui não é apenas ser mais saudável: neste caso existe um benefício em sabor e textura que irá agradar até aqueles que não curtem os integrais, pois a banana garante o aroma e a maciez do bolo, e a castanha e o chocolate coroam tudo com uma cobertura crocante, fazendo com que você passe do acostumar para o gostar numa simples mordida.

Ingredientes:
100 g (1/2 xícara) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar (se quiser menos doce, use apenas 1 xícara)
2 ovos
3 bananas prata bem maduras, amassadas ou picadas
1/3 de xícara de leite
1/2 colher (chá) de vinagre
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de amido de milho (opcional, deixa a massa mais leve)
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
1/2 xícara de castanha-do-Pará ou outra castanha picada
130-150 g de chocolate picado

Misture o leite e o vinagre e deixe reservado, descansando por cerca de 20 minutos, que é o tempo em que você vai separando os outros ingredientes e começando a receita (ele deve talhar e engrossar um pouco). Unte bem uma assadeira grande retangular (32cm x 22cm, eu usei uma de 38cm x 26cm, por isso o meu bolo ficou baixinho) com manteiga. Preaqueça o forno em 180°. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e os ovos, por cerca de 3 minutos. Junte as bananas e bata mais um pouco. Adicione a metade da farinha de trigo e misture bem. Agora junte o leite talhado e a baunilha, misturando. Adicione o restante da farinha de trigo, bem como o amido de milho, o bicarbonato, o sal e o fermento e incorpore tudo para que fique homogêneo. Distribua a massa na assadeira uniformemente e despeje por cima a castanha e o chocolate, cobrindo a massa. Leve para assar por 20 a 30 minutos, até que passe no teste do palito e fique dourado (o meu assou em 22 minutos, pois minha assadeira era grande). Deixe esfriar um pouco antes de cortar em quadrados.

Fonte: Adaptado de um recorte antigo.

20 comentários sobre “Bolo Integral de Banana com Castanha e Chocolate

    • Ju, comigo foram várias coisas, inclusive a própria castanha-do-pará, e eu costumava odiar rúcula e hoje adoro. 🙂
      Eu compro farinha integral no supermercado mesmo, na seção onde tem açúcar mascavo, soja, cereais etc. Gosto muito da marca Mãe Terra, mas a Dona Benta lançou uma agora especial que parece ser boa também. Beijos!!!

      • Ah, a rúcula tbm é um exemplo meu! Amo e as vezes, do nada, tenho vontade enorme de comer.

        Vou procurar! Brigadão! Ah, brigada de novo pela “encomenda” e pela carona de ontem! :***

      • Imagina, Ju, não é nada diante das caronas que vocês sempre nos dão, rs. Beijos!

  1. Está com um aspecto delicioso e já que tenho umas bananas que precisam ser usados imediatamente, talvez seja possível comê-lo amanhã!rs…
    bj…

    • Cristina, se você não tiver a farinha integral em casa pode fazer com a comum ou mesmo misturá-las! Se fizer, espero que goste tanto quanto eu gostei. 😉

  2. Farinha integral e farinha de centeio sempre existe aqui em casa, são mais saudáveis e têm um sabor muito bom. Sempre uso uma parte no pão, bolos, panquecas, biscoitos e etc 🙂

    • Ameixinha, eu também já uso há um tempo, mas no começo era difícil, eu achava que pesava, mas hoje eu gosto muito, principalmente em pães! Beijos!

  3. Luna, quando comecei a tomar leite desnatado foi um grande choque mas com o tempo me acostumei e sei que foi uma escolha saudável. Hoje quando tomo o integral estranho bastante, acho até que pesa no estômago! Acho que a idade tbm nos abre mais os olhos para alimentos que antes nem sequer cogitava comer!
    Bolo de banana integral com castanhas e chocolate, todos os ingredientes juntos me agradaram bastante! Quando as bananas estiverem dando sopa na fruteira vou experimentar! Bjss e bom final de semana!

    • É verdade, Akemi, a gente vai se acostumando e quando vê não quer mais saber das escolhas menos saudáveis! Beijinhos, querida!

  4. Há coisas que por vezes embirramos e pensamos não gostar, até experimentar 🙂 Cá em casa há sempre farinha integral para usar em bolos ou pães, à medida do gosto. Gostei muito desse bolinho, é a minha cara 🙂
    Um beijinho.

  5. Acabei de fazer a sua receita e ficou ótima, acrescentei passas em cima da massa e coloquei em forminhas de cupcake. Ficaram lindos, se vc permitir vou colocar no meu blog as fotos e a receita e indicar o seu site.
    Parabéns!
    beijosss

    • Olá, Anne! Fico super feliz que você tenha gostado da receita, adoro esse bolinho! Coloca suas fotos no seu blog pra que eu possa ver! Beijão!!! =)

    • Gina, no caso aqui usei açúcar cristal, mas sugiro que você use o demerara, é o que eu usaria se fosse fazer esse bolo hoje. Mas deve dar certo com mascavo também, só vai mudar muito o sabor, já que ele é mais forte.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

