Nhoque de Batata

Mal a Eliana posta sua receita de nhoque e eu já corro para a cozinha prepará-la, afinal hoje é um dia 29 especial e eu estava desejando um bom nhoque há meses. Essa massa é daquelas que derretem na boca e facílima de fazer, recomendo inclusive para iniciantes na cozinha. Não pude fazer o molho recomendado por ela porque não tinha sálvia em casa, mas improvisei com um molho de tomate comprado pronto, temperado com alho bem fresco e manjericão.

Ingredientes:
600 g de batatas
1 gema
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (chá) de sal
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar)

Cozinhe as batatas (como eu estava com pressa, descasquei antes e cortei em pedaços médios para cozinhar mais rápido) e passe-as pelo espremedor ou amasse-as com um garfo. Deixe esfriar um pouco (uns 10 minutos na geladeira ajudam). Enquanto isso coloque uma panela com bastante água no fogo para ferver. Quando a batata esfriar, junte o sal, a manteiga e a gema. Misture bem e adicione a farinha de trigo até incorporar tudo.
Numa bancada bem enfarinhada vá fazendo cobrinhas com a massa, com a ajuda das mãos. Corte para que forme os nhoques e vá separando-os numa superfície com farinha de trigo para que não grudem uns nos outros. Cozinhe na água fervente. Eles estarão prontos quando vierem à tona, é bem rápido. Vá retirando os que ficarem prontos. Sirva com o molho de sua preferência e bastante parmesão ralado.

Fonte: Feijão no Prato.

Anúncios

10 comentários sobre “Nhoque de Batata

  1. Minha nossa senhora do cabelo platinado!! Estou me sentindo com sua descrição amiga e esse molho que agora vou ter que repetir o nhoque pra fazer esse molhinho de tomate que vi aí. Ui sempre temos bons motivos pra comer e cozinhar. rsrs Super obrigada pelo carinho.

    Lica

  2. Que belo prato! Cá está uma coisa que nunca experimentei fazer e tenho uma enorme curiosidade! E parece bem fácil. E delicioso.
    Um beijinho.

    • Ginja, eu adoro nhoque mas nunca preparo em casa, essa receita da Lica me pareceu tão fácil que não resisti. É tão fácil que a gente fica se perguntando por que não fez antes. 🙂

  3. Adorei a receita. Preparei ontem rapidinho. Receita simples, rápida e muito saborosa; tudo que buscamos nos dias atuais.

    • Que coisa boa, Janaine! A gente pensa que é complicado, mas é super tranquilo de fazer, não? Obrigada por vir me contar, fico super feliz! =)
      Beijinho e boa semana pra ti!

  4. Criatura, adoro nhoque. Mas ultimamente tenho um problema em faze-los: a cozinha de minha nova casa, aberta completamente para a sala (eu cansei de perder os papos dos jantares por ficar trancado na cozinha, por isso resolvi fazer uma cozinha participativa…) é preta e cinza. Da primeira (e ultima) vez que fiz nhoque em casa, imagina a cena – farinha para todo o lado, bancadas pretas, piso preto, fogao preto, tudo polvilhado de branco. Se procurar, deve ter farinha até hoje em algum cantinho dela…
    forte abraço!

    • Wair, eu ri muito aqui da sua história! Olha, eu tenho o mesmo problema que você, realmente dá trabalho limpar tudo depois, mas como fiz pouca quantidade até que não sujou tanto assim a sala! rs Beijo!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s