Cupcake Princesa

Para quem não sabe, eu tive uma lojinha virtual de brownies e cupcakes por um tempo. Dia desse a Marcella lembrou desse cupcake que eu costumava fazer na época e pediu a receita. Ela disse que até sonhou com ele, porque parecia uma jóia. No entanto ele é bem simples: uma massa básica de chocolate com uma cobertura de ganache branca tingida de rosa. Fazer coberturas usando chocolate branco pode ser um pesadelo, pois algumas vezes pode dar errado, mas eu sugiro esse vídeo da Sam que explica como fazer de maneira bem detalhada. Peço desculpas pela receita da cobertura não cobrir a quantidade total de bolinhos, mas como eu fazia muitos ao mesmo tempo, para diversas coberturas, isso não atrapalhava.

Cupcakes de Chocolate
Ingredientes (cerca de 8 cupcakes):
25 g de cacau em pó ou 35 g de chocolate em pó
120 ml de água fervente
90 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
Pitada de sal
60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
100 g de açúcar
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Preaqueça o forno em 180º. Separe 8 forminhas de papel para cupcakes e arrume-as na forma. Numa tigela pequena, misture o chocolate e a água, até que fique homogêneo, e deixe esfriar. Em outro recipiente, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal juntos. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que se tornem um creme claro. Adicione os ovos, um por vez, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a maior parte do trigo, misturando apenas para incorporar. Acrescente o chocolate e misture para que fique macio e homogêneo. Por fim, junte o restante do trigo e misture bem (nessa hora, caso a massa esteja muito líquida, você pode acrescentar 1 ou 2 colheres de farinha de trigo – a massa deve ficar mole, mas não escorrendo demais). Preencha 2/3 das formas e asse por 16 a 20 minutos, até passar no teste do palito.

Cobertura de Chocolate Rosa (cobre 4 ou 5 cupcakes)
Ingredientes:
200 g de chocolate branco bem picado
50 g de creme de leite de caixinha
Corante alimentício em gel cor de rosa
Confeitos prateados de 2 tamanhos

Numa panelinha, aqueça o creme de leite até que comece a ferver nas bordas da panela. Retire do fogo e acrescente o chocolate, misturando bem para que fique homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione uma gota de corante por vez até atingir a cor desejada e leve para o freezer por cerca de 15 minutos. Retire do freezer e mexa vigorosamente com uma espátula ou colher de pau até que a mistura fique bem firme. Se não conseguir, deixe mais um tempo no freezer e tente novamente. Aplique sobre o cupcake com um saco de confeitar com bico tipo 1M ou 1C (costumo usar mais o 1C). Finalize aplicando os confeitos.

Fonte: Massa adaptada de Joy of Baking e cobertura baseada nessa postagem da Sam.

Anúncios

16 comentários sobre “Cupcake Princesa

  1. É uma verdadeira jóia – eu lembro da sua lojinha eu ficava sonhando com suas criações vc poderia publicar um livro com as receitinhas eu iria amar e seria a primeira da fila a comprar. rs

    Lica

  2. Luna, em que planeta eu estava que não vi essa lojinha virtual??? Com certeza encomendaria alguns quitutes seus!!! Estou vindo de um blog que fala justamente em passar a receita adiante e eis que vejo vc tbm dividindo uma conosco! Sorte de nós leitores! O cupcake é lindo mesmo e pelo apelo da Marcella nem duvido de sua gostosura! 😉
    Bjss

    • Akemi, na época eu estava um pouco afastada aqui do Quiche de Macaxeira e não divulguei muito. Você nem precisaria dos meus quitutes, o seus é que são lindos! Beijinhos!

  3. Coberturas feitas no verão sempre exigem mais cuidado. Geladeira ou freezer ajudam demais nessa hora.
    Fazia muito cupcake em outras estações e as coberturas não me davam trabalho, mas aqui é uma cidade fria, posso dizer mesmo que é gelada…
    No final de semana, fiz cupcakes e aí sim me dei conta que no verão a conversa é outra…
    Ficou lindo esse cupcake! E aparência conta muito nesse bolinho.
    P.S.: Ando sumida porque minha filha vai casar e está chegando a data…
    Bjs.

    • É verdade, Gina, imagina na minha cidade, que faz 32 graus quase o ano inteiro! Não dá pra fazer buttercream ou outras coberturas menos resistentes, mas quando a ganache fica no ponto ela não tem perigo de derreter! Curta bastante os preparativos do casamento, parabéns! Beijinho!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s