Torta de Ratatouille com Massa de Fubá

Quase toda semana eu preparo uma espécie de ratatouille pra mim e vou comendo durante a semana quando tenho que almoçar sozinha. Uma parte pode virar quiche, outra pode virar risoto ou mil e uma outras coisas, mas essa semana uma parte virou essa torta. A receita dessa massa foi postada há 5 anos (!) pela Karen, mas o recheio eu aproveitei esse ratatouille que sempre faço, com o acréscimo apenas dos queijos. Fiquei em dúvida se eu deveria usar fubá mesmo ou farinha de milho (na receita original da Ana ela usa cornmeal, que eu entendo por farinha de milho), mas fui no fubá mesmo e deu certo.

Ingredientes
Ratatouille*:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola cortada em meias-luas finas
3 beringelas pequenas cortadas em cubos
3 abobrinhas pequenas cortadas em cubos
1/2 pimentão vermelho picado
Um punhado de azeitonas picadas
1 xícara de molho de tomate (ou tomates picados)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ervas secas e frescas a gosto
Mozarela a gosto (usei apenas uma fatia picada)
Parmesão a gosto (usei apenas o suficiente para cobrir a torta)

*Esse ratatouille rende cerca de 3 vezes mais que o suficiente para a torta. Diminua as quantidades se não tiver outros fins para ele ou use as quantidades da receita original.

Massa:
2/3 de xícara de fubá
1/3 de xícara de farinha de trigo integral
1/4 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo de canola
3-4 colheres (sopa) de água

Para o ratatouille, esquente o azeite numa panela ou frigideira grande e refogue ligeiramente a cebola. Acrescente então o pimentão, as beringelas e as abobrinhas, refogando tudo. Quando tudo tiver murchado um pouco, junte as azeitonas e o molho de tomate e tempere com sal, pimenta e ervas. Refogue mais, e se o molho estiver muito líquido deixe secar um pouco. Reserve, deixando esfriar. Preaqueça o forno em 180º enquanto prepara a massa.

Para a massa, você pode usar o processador ou fazer tudo numa tigela. No processador use o acessório de massas (faca de plástico) e misture primeiro o fubá, o trigo e o sal. Depois junte a manteiga e o óleo, pulsando para que vire uma espécie de farofa. Adicione a água até obter uma bola de massa (a minha não ficou exatamente uma bola, mas percebi que estava no ponto – usei 4 colheres de água).

Distribua a massa numa forma de torta pequena (usei uma de 20 cm e mal deu pra cobrir as laterais, acredito que porque usei uma forma canelada), forrando tudo com ajuda das mãos. Com um garfo, fure a massa em alguns pontos. Leve para pré-assar por cerca de 12-15 minutos. Retire do forno e distribua o recheio. Cubra com os queijos e volte para o forno por mais uns 25 minutos, até que os queijos derretam e a torta fique dourada.

Fonte: Kafka na Praia e Kitchen Space.

10 comentários sobre “Torta de Ratatouille com Massa de Fubá

  1. Adoro ratatouille Luna! Tal como você, faço muitas vezes e vou comendo de várias maneiras (minha favorita é com uma bela pasta). Adorei sua torta, fica linda.
    Um abraço.

    • Ginja, com pasta fica mesmo incrível, mas às vezes eu como até puro mesmo, com um queijo parmesão por cima e adoro! Obrigada pela visita! 😉

    • Lu, acredito que dá sim, eu mesma fiquei tentada a usar outra farinha pra que a receita ficasse sem glúten, mas como eu já estava na dúvida do fubá, acabei usando a farinha mesmo. 😉 Beijo!!!

  2. Oi Luna, adoro vir aqui, porque vc sempre me dá ótimas ideias, coisas simples que me ajudam no dia a dia, como essa do ratatouille para usar em outras receitas…perfeito!
    Sabe os tomatinhos assados, não fico mais sem!rs…
    Obrigada!Bjs e boa semana…

    • Que delícia saber isso, Cris! Eu também adoro essas receitas que você pode usar mais de uma vez em várias versões! Beijinho!!!

    • Pat, essa é das antigas, hein, amiga? Eu sempre quis tentar e nunca dava certo, finalmente eu preparei! Obrigada! Beijinhos!!!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

