Mac And Cheese com Couve-Flor e Cobertura Crocante

Eu fiquei apaixonada por essa cobertura. O macarrão ficou gostoso, mas essa cobertura iria deixar qualquer coisa gostosa. Já penso em mil variações e usos para ela, mas pra começar façam esse mac and cheese pois é simples e resolve um jantar rápido num instante. Na foto ele parece meio seco porque o formato de concha do macarrão roubou todo o molho, mas ele fica bem cremoso.

Ingredientes
Para o macarrão:
400 g de couve-flor (usei congelada)
500 g de macarrão curto, do tipo rigatoni (o que eu tinha era em formato de concha)
200 de queijo ralado (qualquer um que derreta, pode ser mozarela, eu usei uma mistura de madrigal com grana padano)
200 g de cream cheese ou requeijão cremoso
Água do macarrão reservada (2 xícaras)

Para a cobertura:
10 azeitonas*
2 colheres (sopa) de alcaparras*
Ervas de sua preferência a gosto (usei manjericão e manjerona)
2 dentes de alho espremidos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Migalhas de pão o quanto baste (usei mais ou menos 2 pãezinhos e algumas torradas)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

*Azeitonas e alcaparras substituíram o bacon da receita original. Poderia ser tomate seco ou qualquer ingrediente com sabor mais forte.

Preaqueça o forno em 220º (alto). Usando o processador com a lâmina, processe todos os ingredientes da cobertura para que virem uma espécie de farofa (acredito que dá pra fazer em liquidificador). Reserve.

Cozinhe o macarrão em água fervente e salgada (você pode cozinhar a couve-flor junto, caso esteja usando ela fresca). Como usei a couve-flor congelada, aproveitei apenas um pouco da água quente para descongelar e piquei em pedacinhos. Junte o macarrão e a couve-flor já cozidos em um refratário grande. Adicione um pouco da água do cozimento (se quiser o macarrão mais sequinho coloque pouco, se quiser mais molhadinho, coloque mais: o Jamie sugere 400 ml). Junte o queijo e o cream cheese e misture tudo muito bem. Agora cubra tudo com a “farofa”, deixando as beiradas livres para o vapor sair. Leve ao forno por 15-20 minutos, até que a cobertura fique dourada. Sirva em seguida.

Fonte: Adaptada de “Cauliflower Macaroni” – Refeições em 30 minutos, episódio 23 – Jamie Oliver.

Anúncios

8 comentários sobre “Mac And Cheese com Couve-Flor e Cobertura Crocante

  1. Luna, nunc fiz mac’n’cheese, apesar de já ter comido alguns otimos em viagens. A adiçao da couve-flor pode dar um grande conjunto, e esta farofinha promete. Vou fazer esta semana! Abs

    • Eu também nunca havia preparado, Wair, pelo menos não da maneira clássica que vai ao forno. Essa versão mais saudável e interessante eu não pude resistir. Beijo!

  2. Que máximo Luna, fiquei encantada eu vi alguns episódios dessa série adorei! Posso usar “panco” no lugar do pão ralado é que quase nunca tenho sobra pão em casa com dois molequinhos em casa isso é dificil de acontecer amiga. hehehe

    Lica

    • Claro que pode usar, Lica! Dá pra usar biscoitos salgados também ou misturar o que você tiver! Essa série do Jamie Oliver tem ótimas sugestões mesmo, adoro! =) Beijo!

  3. Luna, que delícia de macarrão! Fiz uma farofinha mais simples para uma beringela a parmegiana mas essa deve ser bem mais gostosa! Tenho visto pés de couve-flor enormes e lindos na feira. Semana que vem trago um pra casa e para fazer essa sugestão! Depois te conto! 😉
    Bjss

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s