Barrinhas de Tapioca

Conhecidas por Cuscuz de Tapioca ou Tapioca de Forma, conheci essas barrinhas na época em que fiz meu curso de Confeitaria, apesar de serem comuns no Nordeste. A textura das bolinhas macias de tapioca e o sabor do coco podem fazer uma festa num lanche da tarde ou café da manhã de final de semana. Simples e delicioso.

Flocos de Tapioca:

Ingredientes (para cerca de 16 barrinhas):
250 g de flocos de tapioca
200 ml de leite de coco
250 ml de leite
1 xícara rasa de açúcar
100 g de coco ralado
Uma pitada de sal
Leite condensado a gosto para servir

Misture os flocos, o açúcar e o sal numa tigela grande. Leve ao fogo o leite e o leite de coco, até levantar fervura, e despeje sobre os flocos, mexendo bem. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Junte então metade do coco ralado misture mais uma vez. Coloque a mistura num refratário (usei um quadrado de 20 cm), alise com uma colher, nivelando tudo e deixe esfriar um pouco. Salpique o restante do coco ralado, tampe com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas. Corte em barrinhas e sirva com leite condensado. Dura vários dias na geladeira, desde que se use o leite condensado apenas nas porções que serão servidas.

Obs: a receita pode ser feita em uma versão salgada. Para isso basta retirar o açúcar e acrescentar um pouco mais de sal. Pedaços de queijo coalho ou parmesão ralado também é uma boa. Nesse caso você poderia servir com requeijão ou manteiga.

15 comentários sobre “Barrinhas de Tapioca

  1. Querida Luna, boa noite!
    Será que dá para fazer com a tapioca simples mesmo? Aqui em BH creio que não encontrarei a tapioca em flocos.
    Receita deliciosa!
    Obrigada
    Sílvia Kerpe

    • Puxa, Sílvia, eu não sei te dizer se dá certo com tapioca normal, acho que não porque a textura não será a mesma, então não posso garantir. Já vi uma pessoa de BH comentando que achou tapioca em flocos no centro da cidade, será que você não acha em mercados? Bom, mas caso você arrisque fazer com tapioca (que eu conheço como fécula de mandioca ou polvilho) depois vem me contar se deu certo, ok? Beijinho!!!

  2. Sabe que quando vou pro nordeste costumo comer isso no café da manhã do hotel e sempre vou embora doida de vontade de descobrir a receita, Luna isso é um luxo eu amei com todas as forças essa receita.

    Lica

  3. Luna querida,
    Receita super especial. O problema é onde achar flocos de tapioca. Vejo sempre “tapioca” como são chamados aqueles grãos nos supermercados.Seia isso?
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    • Será que é a mesma coisa, Lylia? Deve ser: são floquinhos que parecem pipoca, sem formato definido. Depois vou colocar aqui uma foto pra tirar a dúvida de todo mundo. Beijinho, queridona!!!

  4. Luna, isso é uma iguaria que guardo desde a infância, quando aprendi com minha mãe. Fácil de fazer e delicioso.
    Não sei sei tem acompanhado, mas meus dias têm sido um tanto turbulentos e não tenho conseguido visitar os amigos com a mesma frequência. Nada como um dia após o outro.
    Bjs.

    • Gina, querida, também estou em dívida com todas, fiquei quase um mês sem computador e agora que estou começando a me organizar novamente. Um beijo e obrigada pela visita! =)

      • OI Luna,
        Realmente esses flocos são diferentes do que acho aqui em Brasília.Conheço aquelas bolinhas que fazemos o sagu e a farinha de tapioca.Mas, eu acho que dá pra fazer a receita com as bolinhas.
        Bj e obrigada pela atenção,
        Lylia

      • Lylia, eu nunca tinha notado a existência desses flocos antes de conhecer essa receita. Depois é que percebi que tinha pra vender em um supermercado que frequento, são bem práticas de preparar. Um grande beijo, querida! =)

  5. Informação se utilidade publica : aqui em SP, esta tapioca flicada pode ser encontrada no mercado Santa Maria ou no da ponte Cidade Jardim. Costumo fazer bolo ou mingau detapiova, estas barrinhas agora entrarao no cardapio. Abs!

  6. Pingback: Guia FdA 2012: Receitas de Natal | PratoFundo

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

