Muffins Veganos de Banana e Manteiga de Amendoim

Já faz um tempo que não apareço e peço desculpas pelo sumiço, mas quem acompanha o blog já deve estar acostumado. Ultimamente estou sem disposição para cozinhar e ao mesmo tempo querendo perder uns quilos, então basicamente isso tem me deixado longe. Mas aqui e ali tenho vontade de fazer alguma coisa e como esses muffins acabaram de sair do meu forno, vim aqui contar pra vocês como eles são gostosos.
Minha receita preferida de Muffin de Banana é uma que já faço há um tempo e na maioria das vezes eu a preparo sem ovo porque realmente não faz falta na textura e no sabor: a linhaça substitui muito bem, ainda mais naqueles dias que você descobre que não tem ovo em casa. Já estes muffins não ficaram nem um pouco atrás e a manteiga de amendoim acrescentou mais maciez ainda à massa.

Ingredientes (8 muffins):
1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
1/2 colher (chá) de chia (opcional)
3 colheres (sopa) de água

2 bananas maduras
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga de amendoim (de preferência sem sal)
50 g de manteiga sem sal derretida (ou 1/4 de xícara de óleo vegetal para versão vegana)
1/2 xícara de açúcar

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Canela em pó para polvilhar

Preaqueça o forno em 180º. Separe de 8 a 10 forminhas de papel numa assadeira de muffins. Numa tigela pequena, misture a semente de linhaça e a chia com a água e deixe descansar por uns 10 minutos, ou até que a mistura fique gelatinosa, semelhante a um ovo. Reserve. Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato e reserve também.
Despeje a manteiga derretida (ou óleo vegetal) numa tigela grande e misture-a com o açúcar, a manteiga de amendoim, a mistura de linhaça e a banana, usando um fouet ou garfo. Adicione a mistura de farinha e incorpore com uma espátula ou colher, sem bater a massa ou misturar demais. Distribua a massa nas forminhas, polvilhe com um pouquinho de canela e asse por 15 a 25 minutos (os meus assaram em 20 minutos). Deixe esfriar um pouco na assadeira e depois numa grade.

Fonte: Baseado nesta receita.

18 comentários sobre “Muffins Veganos de Banana e Manteiga de Amendoim

  1. Oi Luna, sinto falta das suas deliciosas postagens, mas sempre é recompensador esperar…muffins de banana estão entre meus preferidos e o toque da manteiga de amendoim deve deixá-lo especial!
    Bj e um ótimo domingo para vc!

      • Oi Luna,
        Estava mesmo sentindo sua falta.
        Outro dia lembrei de você no chá da Valentina, do Trem Bom.Acho que vc teria gostado.Foi um momento muito especial.Tinha muita curiosidade em conhece-la e ela é realmente essa pessoa leve, simpática e muito agradável de se conviver.
        QUem dera ter essa disposição toda de fazer dieta.Ultimamente não tenho conseguido mesmo.
        Bj e boa semana,
        Lylia

      • Oi, Lylia! Menina, eu queria tanto ter ido pra esse chá da Valentina, ia quase ser um encontro de cearenses, né? Também tenho muita curiosidade em conhecê-la, quem sabe um dia. Disposição não tenho, mas estou tentando, rs. Beijão, querida, obrigada por sempre vir aqui com sua simpatia! =)

      • Oi, Luna,

        Os muffins ficaram lindos! E falou que é vegano eu já fico de antena erguida, rsrs. Eu também estou tentando me equilibrar entre a necessidade de fazer dieta e o dever de cozinhar, rsrs.

        Beijo e, desde já, bom fim de semana!

      • Oi, Luna, bom dia!

        As tapiocas daí do Nordeste são imbatíveis, por causa da goma fresca, rsrs. O meu marido é alagoano e sempre que vamos a Maceió eu compro a goma, trago e até congelo, às vezes.
        Mas o mais comum é eu usar mesmo o polvilho, por isto fiz aquele post, já que o povo daqui não tem acesso à goma.
        Quanto ao cuscuz, embora na receita original seja usado líquido frio, sei que não sou a única a usá-lo quente, para apressar o processo, rsrs. E por isso mesmo, há outras receitas semelhantes à minha.
        Mas sabe que há uns oito meses eu comprei uma revista de culinária e tive a surpresa de encontrar a receita do meu bolo bombom nela? E não só ela, mas várias receitas vistas na Internet. E o pior: a revista era cara! rsrs.

        Beijo e boa semana!

      • É verdade, Marly, a goma fresca facilita muito!
        Menina, é impressionante como os blogueiros têm seus conteúdos roubados! Não custava dar os créditos! Beijos!!! =)

  2. Oi, Luna.
    Também estou numa fase de parcimônia na alimentação, mas uns muffins assim eu comeria com satisfação!
    Bom final de semana!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

