Brownies Úmidos com Castanha-de-Caju


Esse não é o meu tipo preferido de brownie. Eu gosto mais daqueles com casquinha bem crocante, que conseguimos batendo bastante os ovos com o açúcar durante o preparo. Mesmo assim estes ficaram absolutamente incríveis e são bem mais simples de fazer. Para compensar a falta de casquinha, cobri com castanha-de-caju, mas você pode abdicar da cobertura. Como são muito úmidos, talvez você prefira mantê-los em geladeira e esquentá-los no microondas quando for servir. Nem preciso dizer o quanto ficam perfeitos com sorvete de creme.

Ingredientes:
200 g de manteiga picada
200 g de chocolate amargo picado
250 de açúcar (usei demerara)
3 ovos ligeiramente batidos
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
125 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2 xícara de castanha-de-caju picada grosseiramente

Preaqueça o forno a 180º. Unte uma assadeira quadrada de 23cm e forre-a com papel-manteiga, deixando uma sobra nas bordas para facilitar a remoção dos brownies. Numa panelinha em fogo baixo, aqueça a manteiga e depois o chocolate, mexendo sem parar, até que o chocolate comece a desmanchar. Retire do fogo, despeje numa tigela grande e acrescente o açúcar, mexendo bem. Deixe esfriando até atingir a temperatura ambiente.
Junte os ovos e misture bem. Acrescente a baunilha e, em seguida, a farinha e o sal.
Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que o brownie esteja firme nas bordas e levemente macio no centro. Deixe esfriar na assadeira e corte em quadrados.

Fonte: O Grande Livro de Receitas: Chocolate – Jennifer Donovan.

14 comentários sobre “Brownies Úmidos com Castanha-de-Caju

  1. Oi Luna, que bom que nos brindou com mais uma receita linda!Confesso que tbm prefiro os brownies com casquinha, mas esse está com um aspecto úmido que tbm me atrai!
    Bjs,

    • Oi, Cris! Menina, na hora da pressa esses até que caem bem! Mas os de casquinha são insuperáveis! =)
      Beijão, querida!

      • Oi Luna, me desculpe o engano com seu nome, é que são tantos nomes que lidamos o tempo todo que esses erros acabam acontecendo.Falo com pelo menos 3 Cris por dia.Me desculpe e não errarei mais seu nome.Mas adorei seu brownie.Beijos.

      • Oi Luna,
        Estava com saudades das suas delicosas postagens.
        Esse brownie está com uma carinha maravilhosa.Como todas as cosias que você faz.
        Bj
        Lylia

      • Ô Lylia, você carinhosa como sempre! Não consigo mais manter o ritmo de antes, mas sempre que der venho aqui com uma receitinha. Beijos, querida!

  2. Luna, qnto tempo, hem? assim como eu andei sumida do mundo da blogosfera, vi q vc tb, passei o dia hj visitando meus blogs favoritos e nao poderia deixar de visitar o seu, e logo hj vejo essa delícia, o brownie molhadinho eh o meu favorito e o seu tá demais pela foto…bjos, não suma com suas delícias!

    • Oi, Sara! Muito tempo mesmo, mas sempre acompanho o seu blog pelo rss, viu? Estou um pouco sumida, mas de vez em quando apareço por aqui. =)
      Beijão!!!

    • Brownie é mesmo irresistível, Ameixinha! Só não gosto de alguns com gosto de nada que às vezes servem em alguns restaurantes, parece que não usam chocolate de verdade. De resto não dispenso nenhum! Beijos!!!

  3. Luna, esse brownie deve ser maravilhoso. acho que prefiro assim mesmo, molhadinho, sem a casquinha. nunca fiz nenhum, mas fiquei com uma vontade grande de tentar acertar essa sua receita.
    fiquei com uma duvida: em que momento voce bota as castanhas no brownie? na massa toda, antes de colocar pra assar na forma? ou depois que coloca a massa na forma, so por cima, mas antes de ir ao forno? me pareceu que eh a ultima opcao por as castanhas parecem concentradas no topo, pra matar de agua na boca qualquer pessoa 🙂
    abraco e parabens pelo blog bacana.

    • Oi, Kalina!! Olha só, eu coloquei as castanhas por cima da massa toda, antes de assar. Assim a maioria fica no topo formando uma casquinha.
      Obrigada pela sua visita!!! Depois me conta se gostou do brownie! =)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

