Risoto de Abóbora com Pesto e Castanha

Em um restaurante que frequento eles servem um purê de abóbora com pesto e pinoli que é uma delícia e foi nele que me inspirei pra fazer esse risoto. No dia anterior eu havia preparado um pesto de coentro e outro de manjericão, mas acabei usando o primeiro por achar que casaria melhor, mas na verdade tanto faz, ambos combinam muito bem com a abóbora. Caso você não tenha paciência ou tempo para fazer o pesto, pegue um punhado de manjericão fresco e pique bem fininho, misturando com umas gotinhas de limão e misturando com azeite, vai dar um efeito semelhante. Mas não dispense a castanha, ela faz tudo ficar mais interessante.

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de abóbora cozida e amassada
1 cebola pequena picada
1 talo de aipo picado (opcional)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de arroz para risoto (usei arbóreo)
1/2 xícara de vinho branco (pode ser suco de uva integral branco ou 1 colher (sopa) de vinagre branco)
500 a 800 ml de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Parmesão ou Grana Padano ralado a gosto (no mínimo 1/2 xícara)
1 colher (sopa) cheia de manteiga

Na hora de servir:
Pesto pronto diluído com um pouco de azeite de oliva extra-virgem (usei pesto de coentro, use o da sua preferência)
Castanha-de-caju picada grosseiramente, a gosto

Deixe os ingredientes separados e prontos pra serem usados. O caldo deve estar quente, numa panela em fogo baixo. Numa caçarola alta, refogue a cebola e o aipo no azeite até que fiquem perolados, em fogo médio. Junte o arroz e refogue um pouco, mexendo bem. Junte o vinho e deixe que ele seja absorvido pelo arroz. Em seguida, adicione uma concha de caldo, mexa bem e deixe que tudo seja absorvido pelo arroz antes de colocar mais uma concha. Vá acrescentando uma concha por vez, mexendo bem e deixando que o arroz absorva tudo. Quando o arroz estiver quase al dente, junte a abóbora e misture, temperando com sal e pimenta a gosto, se necessário. É bom ter caldo extra caso o arroz seque muito. Quando o arroz estiver no ponto, junte a manteiga e o parmesão e mexa bem, adicionando um pouco de caldo, se precisar. O risoto deve ficar bem cremoso e escorregadio. Na hora de servir, cubra com o pesto e castanhas a gosto.

Anúncios

20 comentários sobre “Risoto de Abóbora com Pesto e Castanha

  1. Oi Luna, estava atrás de uma tal flor de pão (das antigas) quando vi que alguém pegou a receita no quiche de macacheira, vim correndo e me deparo com essa maravilha…quase meia noite, ai que fome!!!Risoto já é bom, de abóbora, sem comentários e com pesto e castanha…é maldade! Arrasou Luna, é de dar água na boca!!
    Bjs querida, uma boa noite e um lindo final de semana!!

    • Léia, então você iria adorar esse risoto, acho que vou tentar com outros tipos de abóbora pra ver se muda muito o sabor.
      Beijinho!!!

  2. Lua do céu, que maravilha este seu blog!
    Fiquei com vontade de fazer esse risoto HOJE! Eu amo com todas as minhas forças risoto e aqui fazemos muito um que mistura pesto e nozes ou um de gorgonzola com nozes e amêndoas; mas nunca tentamos com abóbora.
    Vou explorar o blog!
    Beijos e parabéns!

    • Mercedes, esse meu blog é velhinho já e ultimamente tenho postado pouco, mas espero que você goste das receitinhas!
      Ele tá um pouco bagunçado porque acabei de passá-lo aqui pro wordpress, mas estou ajeitando aos poucos.
      Beijão, queridona!!!

  3. Eu não sei o que tem acontecido com meu google reader. que tem aparecido receitas suas antigas, de 2007, 2009 como recém postadas.Eu estou adorando e morrendo de lombrigas, já minha barra de favoritos tá sofrendo com o tanto de links que estou salvando.Parabéns pelas receitas e fotos (*-*), parece tudo muito gostoso e vou tentar muitas coisas!Beijos.

    • Oi, Karina! A culpa não é do seu reader, rs. É que tive de mudar de servidor e todas as receitas estão sendo repostadas. Que bom que você está gostando, espero que não esteja incomodando muito! Beijão!!!

  4. Luna, vim para comentar o mesmo da Karina, entraram umas 90 receitas novas suas no meu Reader recentemente. Achei que pudesse ser algum problema e vim avisar, mas vi você explicando que é só um efeito colateral da mudança de plataforma 🙂 As lombrigas daqui gostaram também, rs. Beijo!

  5. Acabei de fazer o risoto de abóbora com pesto e castanhas. Ainda não servi mas já provei. Perfeito!
    Vou já montar os pratos e receber os cumprimentos que, antecipadamente, repasso à criadora da delícia.

  6. Luna, eu sou super fã de risotos e minha família também, mas este seu risoto com pesto é novidade para mim.Fico imaginando o contraste de sabor e a textura…nossa…. demais!!!!!Preciso provar, certamente será o próximo que farei para minha turma.
    Um abração.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s