Em um restaurante que frequento eles servem um purê de abóbora com pesto e pinoli que é uma delícia e foi nele que me inspirei pra fazer esse risoto. No dia anterior eu havia preparado um pesto de coentro e outro de manjericão, mas acabei usando o primeiro por achar que casaria melhor, mas na verdade tanto faz, ambos combinam muito bem com a abóbora. Caso você não tenha paciência ou tempo para fazer o pesto, pegue um punhado de manjericão fresco e pique bem fininho, misturando com umas gotinhas de limão e misturando com azeite, vai dar um efeito semelhante. Mas não dispense a castanha, ela faz tudo ficar mais interessante.
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de abóbora cozida e amassada
1 cebola pequena picada
1 talo de aipo picado (opcional)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de arroz para risoto (usei arbóreo)
1/2 xícara de vinho branco (pode ser suco de uva integral branco ou 1 colher (sopa) de vinagre branco)
500 a 800 ml de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Parmesão ou Grana Padano ralado a gosto (no mínimo 1/2 xícara)
1 colher (sopa) cheia de manteigaNa hora de servir:
Pesto pronto diluído com um pouco de azeite de oliva extra-virgem (usei pesto de coentro, use o da sua preferência)
Castanha-de-caju picada grosseiramente, a gostoDeixe os ingredientes separados e prontos pra serem usados. O caldo deve estar quente, numa panela em fogo baixo. Numa caçarola alta, refogue a cebola e o aipo no azeite até que fiquem perolados, em fogo médio. Junte o arroz e refogue um pouco, mexendo bem. Junte o vinho e deixe que ele seja absorvido pelo arroz. Em seguida, adicione uma concha de caldo, mexa bem e deixe que tudo seja absorvido pelo arroz antes de colocar mais uma concha. Vá acrescentando uma concha por vez, mexendo bem e deixando que o arroz absorva tudo. Quando o arroz estiver quase al dente, junte a abóbora e misture, temperando com sal e pimenta a gosto, se necessário. É bom ter caldo extra caso o arroz seque muito. Quando o arroz estiver no ponto, junte a manteiga e o parmesão e mexa bem, adicionando um pouco de caldo, se precisar. O risoto deve ficar bem cremoso e escorregadio. Na hora de servir, cubra com o pesto e castanhas a gosto.
Oi Luna, estava atrás de uma tal flor de pão (das antigas) quando vi que alguém pegou a receita no quiche de macacheira, vim correndo e me deparo com essa maravilha…quase meia noite, ai que fome!!!Risoto já é bom, de abóbora, sem comentários e com pesto e castanha…é maldade! Arrasou Luna, é de dar água na boca!!
Bjs querida, uma boa noite e um lindo final de semana!!
Cristina, querida, obrigada! Lindo fim de semana pra você também, linda! 😉
Oi Luna,
Muito bom quando vc posta, sempre traz uma novidade irresístivel, como essa.
Bom domingo pra vc,
Lylia
Obrigada, querida Lylia! Beijão!
Oi Luna, adoro abóbora.Seu risoto me deixou com água na boca.Realmente divino.Beijos e uma ótima semana.
Léia, então você iria adorar esse risoto, acho que vou tentar com outros tipos de abóbora pra ver se muda muito o sabor.
Beijinho!!!
Que combinação deliciosa, amei! 🙂
Obrigada, Lu!!! Beijos!
Lua do céu, que maravilha este seu blog!
Fiquei com vontade de fazer esse risoto HOJE! Eu amo com todas as minhas forças risoto e aqui fazemos muito um que mistura pesto e nozes ou um de gorgonzola com nozes e amêndoas; mas nunca tentamos com abóbora.
Vou explorar o blog!
Beijos e parabéns!
Mercedes, esse meu blog é velhinho já e ultimamente tenho postado pouco, mas espero que você goste das receitinhas!
Ele tá um pouco bagunçado porque acabei de passá-lo aqui pro wordpress, mas estou ajeitando aos poucos.
Beijão, queridona!!!
Eu não sei o que tem acontecido com meu google reader. que tem aparecido receitas suas antigas, de 2007, 2009 como recém postadas.Eu estou adorando e morrendo de lombrigas, já minha barra de favoritos tá sofrendo com o tanto de links que estou salvando.Parabéns pelas receitas e fotos (*-*), parece tudo muito gostoso e vou tentar muitas coisas!Beijos.
Oi, Karina! A culpa não é do seu reader, rs. É que tive de mudar de servidor e todas as receitas estão sendo repostadas. Que bom que você está gostando, espero que não esteja incomodando muito! Beijão!!!
Luna, vim para comentar o mesmo da Karina, entraram umas 90 receitas novas suas no meu Reader recentemente. Achei que pudesse ser algum problema e vim avisar, mas vi você explicando que é só um efeito colateral da mudança de plataforma 🙂 As lombrigas daqui gostaram também, rs. Beijo!
Obrigada, Adriana! Desculpa pelo incômodo, mas logo, logo isso acaba. 😉 Beijo!!!
Linda e inusitada a tua combinacao. amei. e vou fazer aqui em casa pois tenho que provar. E que prato bonito Luna!
Obrigada, Valentina!!! Espero que goste! Beijão!!!
Acabei de fazer o risoto de abóbora com pesto e castanhas. Ainda não servi mas já provei. Perfeito!
Vou já montar os pratos e receber os cumprimentos que, antecipadamente, repasso à criadora da delícia.
Oba! Que legal, Claudia! Espero que todos aí gostem muito! Beijo!
Luna, eu sou super fã de risotos e minha família também, mas este seu risoto com pesto é novidade para mim.Fico imaginando o contraste de sabor e a textura…nossa…. demais!!!!!Preciso provar, certamente será o próximo que farei para minha turma.
Um abração.
Nê
Oi, Nereime, tudo bem? Se você fizer mesmo, vem me contar! Beijão, querida! =)