Chutney de Cebola Roxa Caramelizada

Fiz esse chutney antes de viajar em dezembro e recentemente lembrei de abri-lo. Confesso que não vi grande diferença no sabor antes e depois da maturação, então se quiser prepará-lo para o mesmo dia em que será servido, você tem o meu apoio, a menos que seja um dia em que você vá receber visitas, pois o cheiro da cebola fica por várias horas no ar. Essa é a única desvantagem de fazer este condimento em casa, pois no final você terá um complemento agridoce incrível que servirá de contraste aos sabores fortes e salgados, ótimo para usar em sanduíches, pizzas, carnes, frios, tortas e até como base para molhos.

Ingredientes:
6 cebolas roxas grandes (1 kg de cebolas sem casca)
3 colheres (sopa) de óleo de girassol
250 ml de vinagre de vinho tinto
50 ml de vinagre balsâmico
3 xícaras de açúcar mascavo
2 folhas de louro
15 a 20 pimentas-do-reino moídas ou pisadas na hora

Ingredientes que podem ser acrescentados (não usei nenhum, são opcionais): um dente de alho, cominho, tomilho, cravo, passas, mostarda, maçãs picadas.

Pique as cebolas o mais fino possível (eu passei no mandoline e usei em rodelas bem finas, mas o ideal é que você pique-as bem). Refogue-as no óleo até que fiquem macias. Junte os vinagres, o açúcar, as folhas de louro e a pimenta. Deixe ferver e depois cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 hora, 1 hora e meia, até que as cebolas fiquem translúcidas e o líquido evapore. Fique atento, pois se o líquido evaporar muito rápido, pode queimar. Ponha o chutney ainda quente diretamente num vidro esterilizado próprio para conservas. Feche-o bem e deixe-o maturar em algum lugar escuro e fresco, ou na geladeira, por 4 a 6 semanas (a maturação é opcional). Se estiver bem fechado, ele terá uma validade de 6 meses até que seja aberto, quando deverá ser mantido na geladeira.

Fonte: Self Sufficient UK.

Anúncios

19 comentários sobre “Chutney de Cebola Roxa Caramelizada

  1. Luna, acredita que nunca fiz um chutney? Vou ter de tratar disso em breve. Sua receita aromatizada com tomilho e com umas maçãs picadas deve ficar fabulosa!
    Um beijinho.

    • Ginja, eu também nunca havia feito. Acredito que com maçãs deve ficar muito bom também. Como era a primeira vez eu tentei fazer da maneira mais básica possível. ;D Beijinho!!!

    • Claro que pode, amiga! Aliás, deve, porque é muita cebola! hehehe Eu fiz no mandoline, mas na próxima vou picar no processador também, rs. Beijos!

  2. Que lindo que ficou Luna!! Uma amiga produz uma geleia de cebola que fica bem parecida com seu chutney. Adoro com carne de porco e em sanduíches.
    bjs

    • Camilla, só com pãozinho não fica bom, rs. Porque é muito doce, então fica melhor se você colocar um queijinho bem salgado nessa equação. 😀 Beijão!!!

  3. Luna,
    Gosto demais de cebolas caramelizadas. Aliás, em se tratando de cebolas, não dispenso uma boa porção delas, nas mais variadas formas.

    Seu feed não está atualizando pra mim. Outras pessoas têm reclamado disso ou é só comigo?
    Bom final de semana!

    • Gina, não sei o que pode estar acontecendo, você é a primeira pessoa que me diz isso, mas pode estar acontecendo com outras pessoas, vou investigar. Obrigada por me avisar! Beijão!

  4. Olá, eu tenho feito essa cebola, mas com menos açúcar, coloco uns cravos e canela em rama. ela tem quer apurada em fogo baixíssimo não? pois deve por ela mesma ir soltando o açúcar que contêm e ir carmelizando, dourando sem queimar, é isso? Posso fazer dela um agridoce? Abs.

  5. Fiz a receita hoje, mas dei uma mudadinha. Coloquei gengibre ralado, maças verdes, cravo, mostarda em pó e um pouco de mel (diminui o açucar)
    qdo tava quase pronto , raspas de laranja

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s